Sobre nós - História do projeto

A proposta de criação de um Laboratório de Línguas  na Escola Secundária Eça de Queirós surgiu no Grupo de Inglês/Alemão e foi apresentada em reunião do Conselho Pedagógico no ano de dois mil e sete. Pretendia-se, então, organizar uma sala de línguas, com materiais que motivassem os alunos para um trabalho de remediação na disciplina de Inglês, podendo alargar-se a outras línguas. Os objetivos seriam prevenir o insucesso escolar na disciplina de Inglês; remediar lacunas existentes em aprendizagens anteriores; ultrapassar bloqueios à aprendizagem das línguas; motivar os alunos para a necessidade de adquirir competências que lhes permitissem continuar a aprendizagem ao longo da vida; realçar a importância do domínio de outras línguas para uma futura mobilidade numa Europa sem fronteiras.

 

    A proposta foi aceite e chegou a haver um espaço destinado ao Laboratório de Línguas, mas foi com as obras de modernização da Escola que surgiu uma sala com essa designação.  

 

    Foi começar do zero. Iniciaram-se os contactos. Era preciso saber, inclusivamente, o que era um laboratório de línguas no século XXI. Entretanto, a sala começou a ser equipada e, numa pen, foram guardadas referências de recursos para uso dos professores de línguas da Escola.

 

    Pela experiência e por formação recebida, surgiu a ideia de alterar a partilha de recursos através da criação de um site. Os professores poderiam fazer uma utilização diferente do Laboratório de Línguas, já que a pequenez da sala e o facto de as salas de aula estarem bem equipadas não tinham permitido uma maior utilização da mesma. A criação do site iria facilitar a partilha de recursos e espaço e tornar o trabalho mais colaborativo.

 

    Funcionando a Escola Secundária Eça de Queirós em agrupamento, o Laboratório de Línguas passou a ser o Laboratório de Línguas do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós.

História do Projeto

    A proposta de criação de um Laboratório de Línguas, na Escola, surgiu no Grupo de Inglês/Alemão e foi apresentada em reunião do Conselho Pedagógico no ano de dois mil e sete. Pretendia-se, então, organizar uma sala de línguas, com materiais que motivassem os alunos para um trabalho de remediação na disciplina de Inglês, podendo alargar-se a outras línguas. Os objetivos seriam prevenir o insucesso escolar na disciplina de Inglês; remediar lacunas existentes em aprendizagens anteriores; ultrapassar bloqueios à aprendizagem das línguas; motivar os alunos para a necessidade de adquirir competências que lhes permitissem continuar a aprendizagem ao longo da vida; realçar a importância do domínio de outras línguas para uma futura mobilidade numa Europa sem fronteiras.

    A proposta foi aceite e chegou a haver um espaço destinado ao Laboratório de Línguas, mas foi com as obras de modernização da Escola que surgiu uma sala com essa designação.  

    Foi começar do zero. Iniciaram-se os contactos.Era preciso saber, inclusivamente, o que era um laboratório de línguas no século XXI. Entretanto, a sala começou a ser equipada e, numa pen, foram guardadas referências de recursos para uso dos professores de línguas da Escola.

    Pela experiência e por formação recebida, surgiu a ideia de alterar a partilha de recursos através da criação de um site. Os professores poderiam fazer uma utilização diferente do Laboratório de Línguas, já que a pequenez da sala e o facto de as salas de aula estarem bem equipadas não tinham permitido uma maior utilização da mesma. A criação do site iria facilitar a partilha de recursos e espaço e tornar o trabalho mais colaborativo.